top of page
MOSTRA LITERÁRIA
MOSTRA LITERÁRIA
MOSTRA LITERÁRIA

LEMBRAMOS QUE NESTE RESUMO SERÁ REVELADO DETALHES CRUCIAIS SOBRE O ENREDO DO LIVRO. NÃO NOS RESPONSABILIZAMOS POR QUAISQUER SPOILERS QUE VOCÊ LEITOR RECEBERÁ!

SENHORA

O que dizer do livro “Senhora” de José de Alencar? Que sem dúvida alguma é um dos grandes tesouros da literatura brasileira que gira em torno do romance de Aurélia Camargo a famosa senhora é com certeza uma mulher encantadora, forte, agora rica, frequentadora de bailes da alta sociedade e muitos outros adjetivos que tornam praticamente impossível a tarefa de não se apaixonar por ela e sua história contando também com a participação de Fenando Seixas muito fino, nobre, elegante e educado o quase clássico cavalheiro.

O livro é divido em 4 partes “o preço, a quitação, a posse e o resgate” que em cada pedacinho nos fazem refletir diversas questões sociais das quais presenciamos em nosso cotidiano, isso mesmo, se em algum momento a ideia de que é somente mais um livro de romance você estava completamente enganado, se ainda existe alguma dúvida de que deve ler este livro ai vai um pequeno spoiler.

 

P.S: Se já se interessou aconselho parar por aqui para manter o mistério do final!!!

S E N H O R A

E

N

H

O

R

A

Aurélia que antes havia sido rejeitada por suas condições financeiras agora é uma mulher rica e bem vista na sociedade, que frequenta diversos bailes da alta sociedade e é extremamente cobiçada por todos os homens, adorava lhes atribuir diversos valores até que um dia resolveu comprar o homem que antes a havia rejeitado por suas condições financeiras para ficar com uma que lhe seria mais promissora Adelaide Amaral, esse que havia conquistado o coração de Aurélia é o Fernando Seixas, que logo aceita o dote de cem mil contos de réis sem ao menos saber com quem iria se casar, ao ver que se tratava de Aurélia se sentiu profundamente humilhado e ela em sua noite de núpcias fez questão de enfatizar o fato de que ele era um homem vendido. Um pouco mais a frente retornamos ao passado para conhecer mais sobre Aurélia que era filha de uma pobre e viúva camareira dona Emília, seu pai Pedro Camargo era filho de um rico fazendeiro e casou-se com Emília as escondidas, esse quase morreu sem conhecer a neta.

Viúva Emília teve muita dificuldade para criar sua filha e neste período Aurélia e Fernando se conheceram ela era muito doce e meiga mas como já vimos isso não era o mais importante para Fernando, e com o tempo dona Emília faleceu deixando a filha órfã, mas calma lembra quando dizem que depois da tempestade sempre vem o arco-íris? Pois é Aurélia recebeu ao menos uma notícia boa ela era herdou uma grande herança de seu avô que a procurou pouco antes de falecer. Ao ascender socialmente por

conta da fortuna adquirida ela começou a ser vista com bons olhos mas como consequência ficou mais fria e calculista de forma extrema agora sua diversão era ir a bailes e calcular quantos contos de réis valeria pagar de dote para cada tipo e o dinheiro era um dos principais motivos para torna-la cobiçada por diversos pretendentes interesseiros. Dando sequência a história podemos descobrir como era a rotina do casal; algum chute? Se pensou que era ruim, acredite era um pouco pior eles viviam totalmente de aparências, em público andavam de mãos dadas, faziam-se carinhos, gentileza e etc. contudo quando estavam sozinhos dormiam em quartos separados, se tratavam extremamente mal usando apenas palavras de acusação cheias de raiva e rancor, claro com muito sarcasmo, Fernando se sentia como um escravo de Aurélia tinha de obedece-la e realizar todas suas vontades, e mesmo que o desejo entre os dois só aumentasse eles não se deixavam envolver por puro orgulho.

Cansado de toda essa situação Fernando tenta recuperar o dinheiro que lhe foi oferecido para pedir o divórcio a Aurélia e reaver sua liberdade.

Ainda tem muito mais nessa incrível e maravilhosa história mas para não estragar o final acredito ser melhor parar por aqui, ao grande escritor José de Alencar só podemos agradecer por seus fabulosos livros e para você eu só posso perguntar o por que não está lendo essa obra maravilhosa ainda???

S E N H O R A

E

N

H

O

R

A

Envie-nos seu Feedback
Avalie-nosRuimJustoBomMuito bomExcelente Avalie-nos

Obrigado! Seu formulário foi enviado.

Leonardo da Silva Leite –

 

Ler o romance senhora me tocou mesmo eu não concordando com os ideais do casamento da castidade e virtude que pra mim são os principais ideais de José de Alencar. A protagonista Aurélia é muito carismática e humana, sua história comovente me tocou pelo fato dela ter nascido pobre no rio de janeiro, no século 19 e isso atrapalhando encontro de um par romântico mas como toda moça ela sonhava em ter seu príncipe encantado, e em um futuro próximo ela encontra Fernando ele assim como ela não tinha muito dinheiro, no começo, ele era maravilhoso. Pediu ela em casamento a relação dos dois estava magnifica, mas na realidade Fernando era um canalha, egoísta e cafajeste que apesar de gostar de Aurélia ele vislumbrava uma possibilidade de ter uma vida melhor. Com a intenção de se casar com uma mulher rica, Fernando rompe seus laços com Aurélia. Mesmo sem seu príncipe, Fernando foi quem se deu mal nessa história pois Aurélia da noite para o dia fica milionária com uma herança que apareceu em sua vida, logo após enriquecer Aurélia vai acertar as contas com Fernando.

Kauan Araujo de Souza -

 

Apesar de achar a relação da Aurélia e do Fernando um tanto quanto confusa, eu gostei bastante do enredo, principalmente de seu desfecho. Não é uma leitura pra qualquer um, pois o livro é recheado de palavras obsoletas que acabam dificultando bastante a leitura.

Achei também que o autor se estende demais em algumas partes.

P E R S O N A G E N S

Intérprete de Aurélia na novela 

Essas Mulheres.

Christine Fernandes

Aurélia Camargo

AdelaideEssasMulheres.jpg

Adelaide Tavares do Amaral

Intérprete de Adelaide na novela 

Essas Mulheres.

Adriana Garambone

Fernando Seixas

Intérprete de Fernando na novela 

Essas Mulheres.

Gabriel Braga Nunes

bottom of page